Seres humanos adoram comparar e fazer lista dos melhores e piores sobre qualquer coisa que vê. Então vou inaugurar os Top-10s do Blurrei com as piores capas de DVD. Foi bem difícil escolher, pois, assim como temos capas maravilhosas, é de se chocar quanto mal gosto há no mundo da arte de Home Video.
10 - Madonna: Ciao Italia
Tudo bem que nada é brega o suficiente pra década de 80, mas colocar Madonna como uma perfeita cantora de ópera é um pouco demais, não acham? Você pode jurar pela foto que ela tem total atenção de seu público ao manter a mesma nota agudíssima por uns 30 segundos e está prestes a levar a ópera a seu clímax. Tal fato é tão inacreditável que eles puseram o nome dela em letras enormes e amarelas para que você logo visse de quem se trata. Considere-se uma pessoa de sorte se alguma nota qualquer nesse show for de fato ao vivo. O show até é bem legal e segue bem o estilo da capa. Se você nunca viu, ao menos já sabe o que esperar.
9 - Questão de Honra
Como qualquer homem normal, eu também não suporto cabeças flutuantes, e essa capa é um clássico desse estilo tão odioso. Vamos começar do topo: essa tarja dourada típica de filme de ação que tem uma explosão por quadro num filme de julgamento já começa errada.
Ainda bem que tem o nome do elenco no topo, ou você quer que alguém que nunca tenha visto esse filme saiba mesmo que o cara do meio é o Jack Nicholson?
Até o americano patriota mais chato diria que o martelo batendo sobre a bandeira americana é demais pra aguentar. E a parte branca pra separar as cabeças da bandeira é o chantily onde vai a cereja do topo, que é a crítica justificada à direita do lado esquerdo da capa.
8 - O Guarda-Costas
Se você acha que Avatar é um filme azul demais, então nunca viu "O Guarda-Costas". É tudo tão azul que faz uma pessoa até mudar sua cor favorita. A foto da capa é perfeita pro título, mas, em total contraste com a capa de "Questão de Honra", nessa os atores nem sequer olham pra frente. A versão da foto, em Snapcase, é absurdamente azul. Às vezes penso que esse DVD teria uma arte colorida, mas o chefe do almoxarifado disse pro designer que tinha acabado a tinta amarela.
Agora vamos à pergunta de £1.000.000,00:
Onde estão os pés do Kevin Costner?
7 - Os Simpsons - O Filme
Pensei por muito tempo o que falar sobre essa arte, mas cheguei à conclusão que apenas não há uma arte aqui, apenas uma piada, que pro DVD nacional não funciona, quando deveria ser melhor que a em inglês: a sombra da rosquinha que o Homer roubou deveria ser o "O" de "O Filme", mas alguém sem cérebro achou que seria mais engraçado colocar no logo dos Simpsons. Vale lembrar que essa foi a primeira capa Slim lançada pela Fox. Assim fica beeeem difícil achar algo bom na arte desta embalagem.
Bom, pelo menos achamos a tinta amarela que falta na capa de "O Guarda-Costas". Só esqueceram de repor a azul que acabou.
6 - Britney & Kevin: Chaotic
O que salva essa capa é o nome do DVD, afinal dá pra enganar dizendo que foi esperteza do designer fazer uma capa caótica pra um conteúdo caótico chamado de "chaotic". Agora já acho que o nome foi a última coisa a surgir, para resumir todo o resto.
A escolha de algumas coisas foi bastante infeliz: a fonte, as cores, os efeitos, a foto tirada com a Megapix nova, o recorte da foto no Paint, o papel quadriculado de fundo, a repetição do título no fundo (ou 20% dele). Resumindo: não há escolha feliz na arte dessa capa.
Estão vendo o "d" escrito no ombro do Kevin? Se eu disser que, na lombada (a melhor parte da arte desse DVD) tem uma letra "v", será que você consegue adivinhar que tem outro "d" na contracapa? Espero que sim, pois tem. Apenas mais uma coisa que não entendi: pra que escrever "dvd" de uma forma tão grande e quase inperceptível? Talvez tenha sido essa a ideia do gênio do design por trás dessa obra verdadeiramente única.
Tudo bem que esperar uma capa decente de um filme de mais de 40 anos é o mesmo que esperar que uma minhoca aposte corrida e ganhe de um guepardo. Assumo que achei a ideia de usar o poster clássico bem interessante, uma pena que o poster foi tão mutilado. Parece que o artista tinha acabado de descobrir a ferramente "distorcer" do Photoshop e deu nisso. Toda a arte distorcida na capa. Achei notável também a adição de uma foto em sépia para preencher o espaço que ficou faltando. Será que ninguém parou para pensar que não haveria espaço faltando se não houvessem distorcido o poster?
Não comentarei a WordArt do título. Um crime de tal tamanho não é digno de opiniões.
Adorei o logo antigo da Fox no canto inferior direito!
Antes de dizer os motivos dessa capa ser ruim, devo ressaltar que, pelo menos, tem luva, o que é algo fantástico e incomum.
Pronto, já elogiei. Agora podemos começar, pelo menos assim que achar por onde começar. É, tem que ser pelo canto dizendo "Trailer do filme em versão Mp4", depois o "Pela primeira vez em cores!" escrito em Trajan (a fonte do Titanic, A Múmia, etc.). Também o selo dobrado (percebam o charme) que diz "Inédito em DVD" (embora tenha sido funcional, pois já colocou o logo do DVD na capa sem ser branco no cantinho).
Embora o que mais me estranhe (e nem é a fonte medonha do título) na verdade é a repetição de informações no topo (deixando 30% pra foto da capa). Vamos colocar lado a lado e vocês verão como é estranho: Edição Especial de Colecionador - Coleção Sherlock Holmes - Sherlock Holmes: Noite Tenebrosa. Se é parte de uma coleção, é claro que é pra colecionador; se é a coleção do Sherlock Holmes, é óbvio que é um filme do Sherlock Holmes. Ou será que eu estou pedindo demais da habilidade de raciocínio do artista por trás desta capa?
O poster do filme usado é o mesmo de sempre, mas nessa edição eu me surpreendi. Pelo visto eu não comprei o DVD de Madagascar e ganhei o curta dos Pinguins: eu comprei o DVD do curta dos Pinguins e, olhem que legal, de brinde veio o filme Madagascar! Só assim pra arte dos Pinguins ocupar mais espaço que o poster de Madagascar.
Reparem como o curta é realmente mais importante que o filme: ele é anunciado DUAS vezes! Desconfio que o designer do DVD do Sherlock Holmes esteja por trás desse projeto também.
Ainda bem que o elenco é bom, pois se julgássemos um filme pela capa, esse levaria a Framboesa de Ouro com honra ao mérito!
Assim aconteceu:
"Quem precisa de photoshoot? Tira print aí de cada um que serve!", disse o gerente de arte da California Filmes ao supervisionar a produção da capa.
"Mas, chefe, esses screencaps não combinam e nem são compridos para uma capa!", retrucou o designer, funcionário novo e dedicado.
"O povo gosta é do rosto. Esses são de 'close' e é isso que o povo compra. Coloca o nome do filme bem grande no meio pra encher linguiça que tá tudo certo! E não esquece de colocar o símbolo das produtoras do filme! Se eles processarem a gente vai sair do seu bolso. E mostra quem manda aqui: além do nosso símbolo coloca nosso site também!"
Se não foi assim que aconteceu, então não há explicação para capa tão horrorosa.
1 - Os Embalos de Sábado à Noite
O logo do filme nessa tom opaco e sem efeitos para destacá-lo do globo me impedem de ver até hoje se a acentuação do "a" está correta, mas isso não é o pior. A auto-crítica da produtora sobre o filme começa em letra minúscula, escrita em cinza sobre uma imagem cinza e branca. Isso me faz sentir pena dos disléxicos e daltônicos.
A cara de John Travolta com seu peito no melhor estilo Tony Ramos é o de menos. Minha parte "favorita" é a luz "coincidentemente" na ponta do dedo de Travolta e seu figurino apertadinho que ele nem mais sonha em entrar hoje em dia. não podemos esquecer o sapato de salto também.
Mas ainda melhor é a faixa "Paramount Collection" combinando com o vestido de Karen Lynn Gorney, que olha pra Travolta com a melhor cara de "dá pra ser? Eu tenho mais o que fazer da vida!" Pra fechar, vemos como era a produção de capas antes do Photoshop, quando o máximo do avanço era aumentar a intensidade da luz e rezar pro ator apontar na direção certa.
Existem muitas outras capas horrorosas (como a do primeiro DVD de Avatar) e algumas que são apenas erradas para as dimensões de um DVD, mas isso fica para outro post.
Até a próxima!
Existem muitas outras capas horrorosas (como a do primeiro DVD de Avatar) e algumas que são apenas erradas para as dimensões de um DVD, mas isso fica para outro post.
Até a próxima!
Concordo que uma bela capa para filmes antigos é bem mais difícil de se produzir do que em um título recente. Entretanto, existem vários ótimos exemplos que configuram entre as mais belas artes de dvds e Blu-rays. Por exemplo, esses próximos lançamentos em BD da Fox nos EUA: http://images.blu-ray.com/movies/covers/18270_front.jpg e http://images.blu-ray.com/movies/covers/18287_front.jpg
ResponderExcluirBem legais as capas, Igor. Realmente são ótimas e salvam o grupo de capas de filmes antigos. ;)
ResponderExcluirSó discordo da capa do filme "O guarda Costa", achei a foto bastante bonita, realmente só faltou que o ator olhasse para a câmera.
ResponderExcluirOs dvds da Fox Classics são todos assim, o que é uma pena, já que os posters clássicos são tão bonitos. Eu acho que eles pensam que as pessoas não vão perceber que o filme é antigo e precisam deixar evidente cometendo esse crime. Pelo menos alguns deles vem com mini-poster com o nome original do filme e vc pode substituir a capa.
ResponderExcluirOlha, essa de "Nunca é Tarde para Amar" merece até um post separado, na boa! Porque se a capa é tenebrosa, o que dizer da contracapa! Você sente vergonha instantaneamente! Uma historinha: minha mãe tinha o DVD pirata desse filme, e eu achava medonha, mas achei que fosse uma "custom", como é comum na pirataria. Aí um dia eu fui na Amaericanas e descobri que a do pirata era simplesmente a cópia do original. Terrível.
ResponderExcluir