Design Próprio - Parte Dois: Capas Alternativas de Filmes de Harry Potter

Seguindo o post anterior, vou mostrar as minhas próprias artes gráficas. 

Desta vez mostrarei todas as minhas invenções para as capas dos filmes de Harry Potter, alguma delas já vieram parar no Blurrei.

Sejam opiniões sobre como a arte final poderá ser antes que seja divulgada (como é o caso da capa ao lado) ou recriações, adaptações ou mesmo o desenvolvimento de luvas para as edições menos afortunadas que tivemos recentemente, eu sempre me orgulhei muito do nível de cuidado que dou aos meus projetos de Harry Potter. Possuo cada logotipo, de cada filme, em arquivos psd sem plano de fundo. Todos me deram trabalho considerável, pois eu tive que, eu mesmo, recortar os logotipos das capas de DVD ou, como no caso do "e as Relíquias da Morte Parte" do próprio poster de cinema.
Sobre a fonte nova usada nos últimos quatro filmes, eu tenho todo os caracteres dela, recortados dos pôsteres e capas dos filmes. Posso escrever o que eu quiser com ela, mas me dá um trabalho considerável, visto que não é exatamente uma fonte.

Ao ver a capa oficial do DVD divulgada pela Warner ontem, eu fiquei muito feliz com a minha própria arte, pois consegui usar a mesma imagem, mantendo o logotipo no topo como foi feito em todos os filmes até então (ainda continuo inteiramente feliz com a capa do Blu-Ray, que conseguimos a melhor arte oficial disponível).

Além de tudo criei duas versões, assim como tínhamos dois pôsteres de cinema. Assumo que, em termos de design, eu prefiro a capa do Voldemort, embora é culpa da orelha dele a posição do subtítulo do filme.

Cliquem em "Continuar Lendo!" para conferir mais artes!



Esta capa para a Edição Widescreen Simples do quinto Harry Potter é a maior prova que às vezes eu pago a minha língua. Essa arte não é minha, alguns países europeus usam ela em suas edições e eu sempre odiei o logotipo do filme num canto à esquerda, pequeno, sem destaque. Quis fizer em Português e, sabe-se lá por quais cargas d'água, apaixonei-me por ela!

Outra que eu fiz imaginando uma arte nova é esta da esquerda, para a primeira parte de As Relíquias da Morte. Não me entendo com os olhos do Voldemort e a capa oficial saiu antes que eu chegasse a uma conclusão do que fazer com ele, então descartei os olhos e utilizei essa imagem para fazer a contracapa da uma luva para o Blu-Ray nacional do filme.




Também produzi luvas padronizadas para os oitos filmes em Blu-Ray, com grande inspiração nas Edições Definitivas do filme, mas produzindo uma artes sóbria, com algum elemento que escape a moldura em cada um deles. Esta decisão de colocar algo pra fora da moldura foi verdadeiramente sábia quando cheguei no último, pois nada cabia dentro da moldura. A ideia começou com a luva do terceiro filme.



Embora o que eu realmente gostei de ter criado foram luvas para os filmes em Blu-Ray utilizando um pôster oficial do filme, mas sem ser o utilizado na capa original no Brasil, assim eu sempre poderia ter suas capas diferentes em cada um. Mas já que o propósito era ser algo diferente, apenas criar capas novas não bastava, tinha que ter algo mais. Mas o que fazer?
Bom, certo era que o primeiro filme seria idêntico ao dos Estados Unidos, pois sempre fui apaixonado por essa capa e sempre imaginei como ela seria em Português. Na verdade, foi assim que nasceu este projeto todo. A única alteração que fiz foi na intensidade do raio de fundo do logotipo, muito mais forte que em qualquer utilização oficial dele.
Foi já no segundo filme que vimos o Photoshop deixando o elenco principal dos filmes com as feições não exatamente fiéis às dos próprios atores, mas eu sempre gostei muito deste pôster e ele pareceu a escolha natural para uma luva de Blu-Ray.
Pois este pôster deveria ser a capa do filme em todos os países do mundo. Eu já tentei colocar o logotipo do filme prateado, de acordo com a divulgação de cinema, mas era incrível como ele sumia na capa e você nunca dava atenção ao nome de filme. Por isso ele ficou dourado, mas notem que eu consertei o formato do subtítulo (que eu já havia mostrado aqui.)
Também vale notar que eu deliberadamente abri mão de escrever o título original do filme entre aspas e escrito em Helvetica. Também corrigi um detalhe da capa original. Nela, todo o logotipo do filme está centralizado, o que deixa o logotipo "Harry Potter" ligeiramente para a esquerda da capa. Usei a original de inspiração para deixar apenas os atores coloridos e o fundo em preto e branco.
Eu devo ter testado simplesmente TODOS os pôsteres oficiais de "Harry Potter e a Ordem da Fênix" e o motivo que me levou a escolher este foi poder colocar o nome do filme grande, centralizado, em cima do cabelo do Harry, mas sem prejudicar a qualidade da arte. De qualquer forma, este pôster, assim como a capa do filme original que vai por baixo desta luva (uma das piores composições de Photoshop que eu já vi), foi o que realmente ficou mais bonito no formato mais quadrado do Blu-Ray.
Desta vez eu não usei exatamente um pôster, mas sim o menu do site oficial britânico à época do filme. Gosto de acreditar que o pequeno retângulo semi-transparente na base da capa, onde se lê "Edição Especial - Duplo" é uma ideia melhor do que prejudicar a arte toda inserindo uma tarja no topo.
Se a ideia é a padronização, o retângulo dizendo que a edição é dupla permaneceu, apenas mudando de cor, para acompanhar o logotipo do próprio filme. Assim como no sexto filme, tivemos apenas um pôster oficial para este longa. A sorte deste sobre o anterior é que a capa do Blu-Ray original é uma arte nova, então não ficaria repetitivo utilizar o pôster de cinema.
Já que o assunto é a padronização e a Warner sempre deixou bem clara que os dois últimos filmes de Harry Potter não são dois filmes, mas sim duas metade de uma coisa só (ao ponto de, pela primeira vez não mudarem o logotipo de um filme pro outro), eu decidi que as duas únicas coisas que mudariam na luva do sétimo filme pra do oitavo seriam a foto de fundo e o número do filme. E assim foi feito. O logotipo está exatamente na mesma posição, assim como o topo preto para servir de fundo (que funcionou muito melhor na parte dois do que na um, diga-se de passagem). Fiquei muito feliz ao ver que adivinhei a arte, pois o Combo Blu-Ray + DVD + Cópia Digital no Reino Unido utiliza a mesma arte que eu.

Então o que tem demais nestas luvas? O que era diferente e especial nelas? As laterais. É ao colocar os filmes na prateleira que vemos como todos os oito ficam lindos juntos, primeiro olhando-se da esquerda, a posição normal do filme na prateleira:
Inspirado no DVD Duplo do sexto filme na França para colocar as fotos do Harry em cada ano e colocando apenas o número embaixo de cada foto, ao olhar todos os oito filmes lado a lado na estante, temos a incrível primeira aparição de Hogwarts, com o logotipo Harry Potter na base da arte.
E a arte que eu acho mais legal de todas neste conjunto: as oito luvas vistas do outro lado. Não é necessário trocar a ordem dos filmes, é só pegá-los e colocá-los do outro lado, que temos esta incrível imagem de Hogwarts destruída. Onde de um lado há muita informação, deste temos mais sobriedade, apenas com o subtítulo de cada filme no meio, onde já era vazio para colocarem o logotipo HP7. Fica totalmente mais interessante!

E, por último, um DVD que eu criei cheio de documentários de J. K. Rowling, incluindo uma galeria de trailers como extras.

O nome do DVD é o título do documentário principal, de 2002, com aproximadamente uma hora de duração.

Achei a arte deste projeto algo literalmente inglês, mas não sei explicar como tenho essa constante suspeita.

De qualquer forma eu sempre achei esta composição atraente e cativante.

A propósito, todo o texto da contracapa foi escrito por mim.


Então estas mais de vinte artes são edições de capas dos filmes de Harry Potter que eu venho criando com o tempo. Não esqueçam de comentar suas opiniões sobre elas!


Fiquem de olho no Blurrei para muito mais!
Curtiu o post? Então clica em "Curtir" aqui no fim do texto e curta a página do Blurrei no Facebook!
Inscrevam-se no nosso RSS Feed e sigam nosso Twitter!
O Blurrei também já chegou ao Tumblr!


Até a próxima!
.

RTafuri

Blogger fajuto que sempre diz que vai dedicar mais tempo ao site e nunca cumpre o que promete. Está há cinco anos mantendo o site no ar e todo esse tempo sem saber o que o faz falar dele mesmo na terceira pessoa.

12 comentários:

  1. mto bom.. vou comprar o box americano eu acho.. se lançar na animaloja... será que lança pré venda???

    ResponderExcluir
  2. a capa do bluray e dvd de reliquias da morte parte 2 ja foram foram definidadas eu gostei muito.
    http://www.scarpotter.com/noticias/primeira-m-o-confira-a-arte-da-capa-do-dvd-e-blu-ray-brasileiros-de-harry-potter-e-as-rel-quias-da-morte-parte-2.html

    ResponderExcluir
  3. @ramonzera7:
    Eu gostei muito das luvas inspiradas nas EDs. Muito bom as capas e luvas. Parabéns pelas ideias

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas luvas mas, eu não gostei da capa do dvd de hp7p2 (Harry e seus amigos) que infelizmente vai ser essa no Brasil ,é injusto pois no Reino Unido é 1000 vezes mais bonita .Pelo menos temos que pensar assim Harry e ordem e o povo de hogwarts como capa e voldemort e os comensais com luva!!E o nome edição especial -2 discos vais ser em preto!!

    ResponderExcluir
  5. Não gostei das cores das capas inspiradas nas edições definitivas, nem do braço do Harry(relíquias da morte parte 1) e do dragão com a asa pra fora(cálice de fogo)desta mesma edição.Também não gostei da primeira capa que aparece na pagina, de relíquias da morte parte 1(com o olho do voldemort), nem da SUPER capa azul de enigma do príncipe(a pior em tudo), do logo dourado de prisioneiro de azkaban que acabou chamando mais atenção do que o poster, do dragão e o fundo preto e branco de cálice de fogo, do logo de ordem da fênix em cima da cabeça do Harry(prefiro 1000 vezes a com o logo no canto à esquerda), também não me agrada o "edição especial- duplo" colocado do jeito que está. As edições laterais: a primeira é muito estranha em compensação a segunda é muito boa(se estivesse a venda compraria sem pensar duas vezes), tirando esses "detalhes" tudo ficou muito legal, principalmente a do dvd de relíquias da morte parte 2 em que se tem a turma do bem e do mal(a Warner deveria ter feito igual a sua)que está muito bonito. Sou fã do site, entro todo dia pra ver se tem alguma coisa nova, gostaria de ver o dissecado em vídeo das edições definitivas de ordem da fênix e enigma do príncipe ,no estilo mostrado do dissecado das outras edições, e também que o site tivesse mais atualizações, principalmente sobre harry potter, parabéns pelo site. Espero resposta!

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, fiquei surpreso de você de fato ter gostado de alguma coisa, afinal você falou mal quase de cada uma. Design de embalagem é algo que depende do gosto das pessoas, o que quer dizer que nenhum designer vai agradar a todos que olharem sua arte. Não sou um site de Harry Potter, falo sobre design de embalagens. Sou um só e faço faculdade e trabalho, o que limita muito o meu tempo para postagens. Estou totalmente satisfeito com o resultado do blog até hoje. O estilo dos novos vídeos de dissecado são fruto de pesquisa entre os leitores, mas porque você não manda um email para contato@blurrei.com com as suas sugestões. O blog é feito para agradar aos leitores, contanto que eu tenha paciência para fazer. Afinal, convenhamos, o blog é meu.

    Obrigado pela visita. Volte sempre.
    Raphael Tafuri,
    Webmaster Blurrei.com

    ResponderExcluir
  7. Olá RTafuri, meu nome é Luan e visito bastante seu blog. Gostei muito da postagem, aliás, sempre gosto quando é postado algo de Harry Potter.
    Sobre as capas: prefiro um milhão de vezes a sua versão da capa para o primeiro filme, a capa estadunidense ficou muito melhor que a britânica/brasileira. No segundo filme, confesso que sempre me assusto quando vejo a cara de Hermione nesse poster, mas ficou boa. A capa do terceiro, eu gostei da escolha do poster, mas não gostei da cor do logo, mas como você disse que o cinza ficaria camuflado em tanto dementador...
    No quarto filme, gostei dos personagens e do fundo preto, só não gostei do dragão. No quinto filme, fiquei um pouco intrigado com a letra X que some na cabeça do Harry, mas adorei a ideia de aumentar o logo do filme, afinal é o melhor logo dos sete.
    Não gostei da sexta capa, como disse o cara aí de cima, tá muito azul, se bem que os posters desse filme parecem ter saído de Avatar.
    A sétima capa ficou perfeita. O mesmo digo sobre a oitava.
    Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  8. RTafuri estou querendo comprar uma edição definitiva de harry potter, gostaria e saber qual é a melhor em relação aos extras, documentários, featturets, etc...
    Se pudesse por favor colocar em ordem das já lançados agradeceria...OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é realmente sensacional!!
    Você não ia postar a sua coleção de livros, não??
    Na espera.
    Abraços =)

    ResponderExcluir
  10. Olá, adoro o blog e as capas e as luvas ficaram realmente lindas. Há alguma possibilidade de você me passar em HQ?

    ResponderExcluir