Benvindos ao 10º Top-10 do Blurrei! Eu já havia falado sobre os meus 10 filmes mais importantes, que são aqueles com grande significado pessoal acima de valor cinematográfico. Hoje vou mostrar os meus 10 filmes favoritos: aqueles que, acima de tudo, são muito belos e me enchem de vontade de revê-los. Ao final da lista, sinta-se livre a dizer quais são os seus dez filmes favoritos. Será que temos algum em comum?
10 - Looney Tunes - De Volta À Ação (2003)
Você até pode dizer que o filme é ruim, que o Brandan Fraser não presta ou qualquer outra coisa. Eu mesmo assumo que esse filme é o meu prazer culpado favorito. Mas ele garante comigo um feito extremamente árduo da comédia: o de ser engraçado depois da primeira vez que nós vemos o filme. Até hoje eu rio ouvindo o Pernalonga (saindo da um gigante Walmart que apareceu do nada no meio do deserto) dizer "que legal a Walmart liberar um monte dessas bebidas Walmart em troca da gente falar Walmart um monte de vezes!" Ele é um marco do riso fácil e meu 10º filme favorito.
09 - Prenda-me Se For Capaz (2002)
Pela primeira vez eu gostei do trabalho do Tom Hanks (e continua sendo a única até agora) e é o primeiro filme do que eu chamo "o novo Leonardo DiCaprio", esse, sim, atua muito bem (o antigo atuava bem, sem o "muito"). O enredo tinha tudo para ser complicado e o filme difícil de acompanhar ao ponte de ser entediante, mas o incrível roteiro, aliado à excelente direção de Steven Spielberg e às excelentes atuaçãoes da dupla principal (incrementadas perfeitamente por Christopher Walken e Amy Adams) fazem do longa um item obrigatório na coleção de qualquer pessoa que quiser insinuar que gosta de filmes. O final é um tanto previsível, visto que parte dele está presente no início do filme, mas ainda assim o filme supreende com tanto brilhantismo.
08 - O Mágico de Oz (1939)
O maior exemplo que o cinema da época não fazia ideia nem do que estava fazendo. Assumo que me apaixonei por "O Mágico de Oz" ao ver uma edição lindíssima do livro e tal paixão virou amor ao ler o livro. O filme é uma verdadeira aula de cinema clássico, de uma época em que o cinema nada mais era de o que um teatro filmado. Os cenários eram muito mais teatrais do que reais e o cavalo de todas as cores (invenção do filme) realmente ganhou todas as cores para ser filmado. Dono do clássico "Over the Rainbow", "O Mágico de Oz" ainda leva crédito por levar a carreira de Judy Garland às alturas. Destaque especial para a atuação do Leão Covarde e para os movimentos corporais do Espantalho.
07 - Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
Dono de uma das melhores trilhas sonoras que conheço (seu status de clássico deve empatar, talvez, apenas com "A Noviça Rebelde"), "Grease" é, para os leitores adolescentes, pai de "High School Musical", mas numa época em que fazer apenas um filme já era de bom tamanho e contava toda uma história muito bem amarrada. Mostrando o clássico garoto popular durão que tem que esconder dos amigos que é um cara romântico e apaixonado até explorar seus próprios valores inspirado pela doce e pacata mocinha que também descobrirá ter um lado "devassa", o longa diverte todos os de suas duas gerações (os anos 50, ambiente o filme, e os anos 70, sua época de lançamento) assim como todas as gerações que vieram depois dele.
Não apenas trata uma história polêmica da forma mais natural que a própria natureza permite, o quinteto principal (apoiado talvez por apenas três mais personagens) brilha cada um da forma que o enredo manda. Onde seria de se esperar que Mark Ruffalo, Annette Bebing e Julianne Moore acabassem disputando tanto por espaço na tela, ofuscando os adolescentes, o longa surpreende, assim como os três atores adultos por não ofuscarem um ao outro, mas por jogar ainda mais luz no espaço dos colegas, permitindo que Mia Wasikowska e Josh Hutcherson brilhem tanto quanto conseguem e mais que outros diretores mais renomados já houvessem permitido.
05 - X-Men 2 (2003)
"Vamos pegar atores fantásticos, dar a eles poderes mutantes e garantir o sucesso do nosso filme?" Esse foi o raciocínio que deu origem à saga X-Men, em 2000. Pena que eles esqueceram de dar um bom roteiro aos bons atoresm que apenas brilham, mas sem direção alguma. Este pequenino problema foi consertado de forma maestral para o segundo e melhor filme em toda a história dos X-Men. Desdobramentos mil e um gancho impecável para o próximo nos deixam elétricos o tempo todo vendo o filme. Ter vários eventos simultâneos às vezes fica um pouco confuso para a mente distraída, mas não é nada que atrapalhe o desenvolvimento da trama, pelo contrário, deixa todo o público pensando "como tanta coisa pode acontecer em tão pouco tempo?". O filme é uma verdadeira obra-prima.
04 -Titanic (1997)
Sim, ele dura eternas 3h15min e, sim, dava até pra fazer uma versão menor. Mas aí "Titanic" não seria "Titanic". Um filme que gira em torno da magnitude, seja do diamante, da história de amor, do navio e da tragédia do fim, não pode durar apenas 90min. Precisa de um casal principal com talento, mas sem uma carreira que ofusque esse trabalho. Precisa de um diretor que dedique quase uma década de sua vida à produção do filme. Precisa de sabe Deus quantos milhões de dólares para ser produzido, valor este que será convertido em bilheteria. Precisa de onze estatuetas do Oscar e precisa, acima de tudo, ficar marcado na história do cinema. Que venha abril de 2012, o centenário do acidente original, com a versão em 3D do filme nos cinemas!
Vamos viajar no tempo? Eu já amei o filme! Vamos fazer uma bagunça absurda no passado, estrangando nosso presente e depois a gente pensa em como consertar isso? Eu já pedi o filme em casamento! Vamos fazer tudo isso com um adolescente esquentado que tem que consertar o que fez se não ele deixa de existir? O filme assim já foi parar na terceira posição de todos os meus filmes favoritos. "De Volta Para O Futuro" é um dos primeiros filmes a dizer que a ficção científica é legal pra caramba e levar todo um grupo alheio ao gênero a se amarrar no filme e acompanhar nas também brilhantes duas partes subsequentes, que, embora só idealizadas depois, encaixam na primeira como uma luva. Como se tudo fosse uma perfeita trilogia. Quisera eu uma Delorean pra voltar a 1985 e fazer ainda mais filmes da série.
02 - Toy Story 3 (2010)
Como qualquer ser humano normal acima dos vinte anos, esse filme toquou com ferro quente em todas as questões de desapego e aceitação do inevitável pelas quais já fui obrigado a passar. Eles nos divertem e nos acompanham e, no meu caso, que tinha sete anos no primeiro filme e vinte e dois no último, senti como se estivesse dando adeus, depois de tanto tempo, ao meus próprios brinquedos. Eles possuem uma trilha sonora ótima, além de um roteiro impecável. E conseguem ser um dos filmes favoritos de muita gente sem que apareça um ser humano de verdade na tela! Aqui faço uma teoria: o Tom Hanks é um ótimo ator quando não aparece no vídeo. Pois não existe o Tom Hanks, existe o Xerife Woody. Assim como toda sua dedicação a um menino que não é mais criança. O filme é simplesmente maravilhoso.
01 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
Se você perguntar qual filme de Harry Potter, assumo que responderei "O Cálice de Fogo", mas não me sinto nem um pouco forçado a admitir que "O Prisioneiro de Azkaban" é o mais rico como filme em toda a série. O excelente ritmo que não tem uma queda, assim como a ver o universo pelos olhos do brilhante Alfonso Cuarón transofrmam essa experiência em algo único. Várias técnicas inovadoras, como passar por dentro do vidro ao entrar ou sair por uma janela, assim como todos os bastidores do universo, que são, por vezes, mais atraente do que está acontecendo no foco da tela. A atuação do trio principal ainda está longe da perfeição, mas já é uma melhora considerável se comparada às primeiras adaptações. O elenco de apoio todo é incrível como sempre e o filme é recheado de tomadas impecáveis, monólogos hipnotizantes (raridade para um filme de qualidade recentemente) e uma naturalidade que faltava nos dois primeiros filmes, ingrediente essencial para fazer o enredo fantasioso do filme crível.
E você? Quais são seus filmes favoritos?
Ok, eu demoraria horas e horas pra decidir um top 10 realmente justo, mas aqui vai minha lista quebra galho:
ResponderExcluir1º) O Rei Leão
2º) Titanic
3º) Harry Potter e a Pedra Filosofal (não por qualidade, mas pelo que representa pra mim)
4º) I.A. Inteligência Artificial
5º) Toy Story 3
6º) Moulin Rouge
7º) Matrix
8º) Batman - O Cavaleiro das Trevas
9º) Desventuras em Série
10º) Como se Fosse a Primeira Vez
Obs: Fiz isso olhando agora, às pressas, meus DVD's e blu-rays. Como disse, não é nada definitivo... hehehe
Achei ótima a sua lista! :-) Até pq tem vários filme q eu gosto tbm. Mas só me surpreendi com o primeiro lugar, pq vc sempre disse q gostava mais do 4o HP.
ResponderExcluirÉ. eu também fiquei surpreso, mas o estranho foi que eu consegui colocar o 3 no topo da lista sem esforço, mas não conseguia sequer colocar o 4 em qualquer posição. Eu posso gostar mais do 4, mas o 3 é um filme melhor. Dá pra entender? :p
ResponderExcluirfazer uma lista agora é impossivel. provalvemente vou colocar os últimos que eu assitir. (+ facíl pra lembra) preciso de tempo. kkk
ResponderExcluirConcordo com a primeira colocação. PdA também é o meu filme favorito, em geral e da série.
ResponderExcluir1-superman o filme
ResponderExcluir2-batman eternamente
3-harry potter e a camara secreta
4-moonwalker
5-piratas do caribe a maldição do perola negra
6-rocky um lutador
7-o grande ditador
8-o planeta dos macacos(1968)
9-harry potter e a ordem da fenix
10-cantando na chuva
Eu precisaria pensar por dias para fazer uma lista dessas. A única certeza que tenho é que Titanic estaria em primeiro lugar.
ResponderExcluirA minha lista é a seguinte:
ResponderExcluir1 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
2 - Sex And The City - O Filme
3 - Pânico 4
4 - High School Musical 3: Ano da Formatura
5 - O Diabo Veste Prada
6 - A Pequena Sereia
7 - A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2
8 - The Cheetah Girls 2
9 - Scooby Doo 2 - Monstros Á Solta
10 - Brinquedo Assassino
Sei que muitos vão falar mal dessa minha lista mais gosto é gosto.
E só pra mencionar a minha lista de preferência dos filmes de Harry Potter:
3, 4, 7, 6, 5, 2, 1.