Campanha inteligente: Os Muppets

É sempre ótimo vermos uma divulgação bem realizada, seja para um produto, serviço ou até mesmo campanha social. Porém, sempre que uma ideia nova surge no mercado, o sucesso dela parece depender do quanto esta ideia será copiada por outros agentes que apenas ressentem não terem sido os verdadeiros autores da ideia. Com isso em mente, hoje nós nos impressionamos não apenas com ideias super inteligentes que nos fazem imaginar "como ninguém nunca pensou nisso antes?", mas també ficamos bastante satisfeitos (e fazemos nossa própria divulgação) apenas como uma ideia já existente é apresentada de uma forma nova.

E é basicamente isso o que a Disney está fazendo com o novo filme dos Muppets. O longa, a ser lançado no fim de novembro, se encaixando perfeitamente no quesito filme familiar pra ver no natal, vem sendo divulgado de uma forma, embora já utilizada antes, bem criativa.

O que parece primordial para esta campanha é atrair aqueles que não possuem a menor pretensão de ir ao cinema ver os Muppets, ou seja: qualquer pessoa normal acima dos 18 anos de idade que não for levar uma criança ao cinema. Para ver a brilhante campanha que a Disney está fazendo com a divulgação do filme é só clicar em "Continuar Lendo!"



Qual seria a melhor forma de atrair o maior número de pessoas ao cinema? Divulgar que seu filme tem de tudo um muito pra todos ficarem felizes. Várias produtoras falham ao tentar fazer um trailer que conta a história do filme e colocando, às vezes, a única cena cômica intercalada à única sequência de ação e fazem o tipo de trailer mais clássico do mundo: o trailer que é melhor que o próprio filme. outra coisa que funciona muito bem é colocar o maior número possível de estrelas pra aparecerem por uma cena e atrair os fãs mais devotos de cada um deles a gastar um ingresso com o filme - e acredite, não é um número pequeno.

O que faz o filme dos Muppets estar até agora acertando na receita da divulgação é uma tática já utilizada antes, a de fazer a propaganda de um filme falso, atrair o público e então divulgar o seu filme (Scooby-Doo fez isso de leve em seu primeiro trailer fazendo os fãs de HQs pular em suas cadeiras acreditando que um novo filme do Batman estava à caminho). Nesse caso começou com o filme "Verde de Inveja" (adorei o trocadilho do "verde" com a cor do protagonista do filme real), uma história bem água com açúcar de um cara que desaponta a namorada super sentimental (interpretada por Amy Adams, de Encantada) e descobre que precisa provar que a ama pra tê-la de volta. A campanha de divulgação deu tão certo que até o International Movie Poster Awards, o maior site de pôsteres de filme da internet, foi confundido pela ação e criou a página do filme falso separado do original (pode até ser de propósito, mas é muito mais divertido acreditar que a equipe do site, assim como várias outras pessoas, caiu na intenção da campanha). Confira abaixo o que é o divertido trailer de "Green with Envy", "Verde de Inveja", em tradução livre, e também o primeiro trailer do filme dos Muppets:

Para aumentar ainda mais a divulgação, a Disney tentou inserir #GreenWithEnvy nos TTs do Twitter, mas sem sucesso.

Essa primeira etapa cativou todos os fãs de comédias românticas (assim como todos os fãs de uma boa campanha publicitária), então ainda ficou faltando atrair os fãs de filmes de ação, com um trailer cheio de críticas positivas ao filme com um narrador de voz dolorida. E eis o resultado, o trailer do filme "Fuzzy Pack", que é um ótimo trocadilho com "Fussy Pack" (Bando Felpudo, em trocadilho com Bando Barulhento). Confira o trailer e repare bem nas críticas e nos "jornais" que as fizeram. Ficou faltando só o narrador, que estava presente no trailer de "Green with Envy".


Além disso o que eu mais gosto nesse trailer é a Disney assumir que a tática não é nova. O uso mais recente e bem sucedidodessa tática foi em 2007, com o filme "Grindhouse". Um dos vários trailers falsos era pra um filme chamado "Machete", que era protagonizado por Danny Trejo. O sucesso do trailer foi tal que em 2010, Robert Rodriguez (diretor de Grindhouse ao lado de Quentin Tarantino) lançou, estrelado por Danny Trejo e com direito a Lindsay Lohan nua e vestida de freira armada no mesmo longa, o filme "Machete", sendo um dos melhores filmes trash de 2010 e um dos meus filmes favoritos de 2010. O que isso tem a ver com o filme dos Muppets? Danny faz uma participação no trailer como um presidiário que também é reconhecido como Muppet.

"Se Beber Não Case 2" também foi satirizado por "Fuzzy Pack", mas no pôster (de gosto e qualidade duvidosos). A fonte usada é a mesma, além do estilo, permitindo a ligação ao filme alvo apenas por este ser recente, visto que não existe um logotipo.

"Os Muppets" ainda não tem data de estreia no Brasil, mas eu assumo que estou doido pra ver Miss Piggy de novo. Ah! Se você ainda não se cativou pela campanha, um detalhe. Nos cinemas, o filme será antecedido por um curta com os personagens de Toy Story. Eu é que não vou deixar de conferir isso!

Fiquem ligados no Blurrei para muito mais!Curtiu o post? Então clica em "Curtir" aqui no fim do texto e curta a página do Blurrei no Facebook!
Inscrevam-se no nosso RSS Feed e sigam nosso Twitter!
Outra coisa! O Blurrei também já chegou ao Tumblr!

Até a próxima!

.

RTafuri

Blogger fajuto que sempre diz que vai dedicar mais tempo ao site e nunca cumpre o que promete. Está há cinco anos mantendo o site no ar e todo esse tempo sem saber o que o faz falar dele mesmo na terceira pessoa.

Um comentário:

  1. Muppets faz parte da minha infância. Mas esse filme eu nem Tava com tanta vontade assim de crer não, mas depois de ver como a campanha já ta indo tantos meses antes da estréia, to começando a ponderar a ir ver. Ainda mais depois de saber que vai ter um curta de toy story.

    ResponderExcluir