Estamos a uma semana de encerrar a primeira década deste promissor século XXI. O que será lembrado dela nas comemorações do XXII? Uma coisa eu posso dizer: fico feliz de não fazer um Top-10 com os melhores posteres de cinema do século. Fazer o da década já me deu uma quantidade considerável de trabalho e um novo formato quadrilátero a áreas minhas impróprias para o horário. Desconsiderem o enredo do filme e olhem apenas para o poster. Vamos lá?
10 - Anticristo (2009)
Bem simples e totalmente direto ao ponto, essa imagem um tanto quanto arrepiante já nos faz saber o que acontecerá com a união dos dois personagens na tesoura. Uma arte realmente memorável.
09 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
Estamos a sete meses do lançamento do último filme da franquia Harry Potter e se tem uma coisa que podemos esperar é a crítica dizer que é o filme mais maduro e mais sobrio da série. Não que isso seja uma garantia que seja (embora eu ache que sim, com duas horas de explosões e destruições de tudo o que foi construído nos últimos sete filmes), apenas disseram isso de todos os filmes anteriores. Nesse poster, contudo, o trio principal demonstra uma perfeita cara de "agora f#!@u". Pode até parecer cabeças flutuantes, mas a disposição dos dementadores, a escolha dos tons e a colocação do logotipo estão maravilhosas. Usar uma frase de Shakespeare numa fonte sóbria no topo nos avisa: iremos assistir a um clássico na série Potter.
Poster maravilhoso. O nome do filme escrito como um verdadeiro teste de visão sendo uma das poucas coisas legíveis sobre a personagem totalmente turva ao ponto é uma escolha fascinante para já nos deixar altamente desconfortáveis com a situação proposta pelo filme, intenção desejada com toda a divulgação do longa.
07 - O Senhor das Armas (2005)
Nada nesse poster é ruim. O rosto de Cage feito por balas é uma imagem fascinante que também funciona perfeitamente para nos dizer que o personagem dele terá balas e armamento saindo de qualquer buraco, é só escolher. Os créditos escritos como uma borda para o quadro formam uma característica diferencial que serve para agradar aos olhos até daqueles que se contorcem ao ver uma bala. O filme em si divide opiniões, mas não traz tanto a beleza do poster.
06 - Max Payne (2008)
Qualquer pixação humana convincente merece respeito e esse poster nos faz acreditar que houve uma parede com o nome e data do filme pixados junto com o personagem principal e que o Photoshop não tem nada a ver com isso.
05 - O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003)
Sim, o Frodo está com o anel pronto pra ser distruído! E não, você não consegue dar atenção a ele, pois o Aragorn está com cara de mal com uma espada na mão e você já perdeu a conta de quantos palavrões disse, pois ele vai mostrar quem é que manda na Terra Média!
Esse poster merece destaque também por colocar o maior número de personagens possível sem apelar para as cabeças flutuantes.
Esse filme não tem um poster ruim, mas esse é o melhor deles. A criação do universo do filme é mostrada como completamente ilimitada e você não vê a hora de ver o que esse bando de gente armada vai fazer num universo assim.
03 - Cisne Negro (2010 - Brasil 2011)
Eu não consigo dizer como estou doido pra ver esse filme desde a primeira vez que vi o trailer e a empolgação de quem me mostrou ele. E depois de ver esse post eu não consigo controlar a vontade que me consome de assistir a ele logo. Dos traços duros do desenho com a cara de sofrimento à escolha das fontes e posição dos nomes do elenco, esse filme já prova que tem estilo próprio e não tem medo disso.
02 - O Pianista (2002)
O poster de Eu Sou a Lenda até é parecido, mas esse nos dá a verdadeira impressão de que tudo se acabou e apenas um ficou em pé. Não o laranja do fogo que ainda arde e nos dá a esperança de salvação, mas o azul do ceu que anoitece e nos explica que tudo realmente fora destruído e que é com isso que teremos que viver. De todos, foi o poster mais tocante em toda a década.
01 - Guerra nas Estrelas Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
Sempre fui muito fã de Drew Struzan e esse é de longe o melhor trabalho dele. E merece o posto de melhor da década por, além de retratar a batalha mais aguardada do século, resume numa única pintura todas as expectativas e teorias de várias gerações.
Menções honrosas:
Melhor arte em 20% de poster: Trama Internacional (2009)
Melhor arte (quase) monocromática: August (2008)
Melhor poster de animação: Atlantis - O Reino Perdido (2001)
Melhor poster de filme de super-herói: X-Men 2 (2003)
Melhor poster de personagem: Tilda Swinton em As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005)
O melhor ano para posteres: EMPATE: 2005 e 2008 (3)
O pior ano para posteres: novamente EMPATE: 2006 e 2007 (0)
Até a próxima!
Mto boas suas escolhas, só mudaria o lugar. O de Blindness pra mim é o mais bonito e o do Senhor da Guerra parece coisa do Viz Muniz. Os de Black Swan sao todos lindos, difícil escolher um. Abs!
ResponderExcluirEu acho o do Blindness bastante funcional, mas falta algo. Falta um Darth Vader. O Senhor das Armas e parecido mesmo com o trabalho do Viz Muniz, mas ele foi parar ali mais pela organização também.
ResponderExcluir