Jogo: Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Wii vs. PlayStation3


A briga entre plataformas é a coisa mais batida desde quando o mercado foi dominado pela Sony, Microsoft e, porque não, Nintendo. Quando o assunto é gráfico, PlayStation 3 e X-Box 360 entram bem na briga, deixando o Wii chupando dedo e, por conta disso, muitos são os que nunca deram mais atenção para o console interativo da Nintendo, principalmente depois da criação do PlayStation Move e do Kinect. Mas e quando a jogabilidade faz a diferença? O que é melhor?

Menu Principal PlayStation 3
Harry Potter e o Engima do Príncipe foi lançado em várias plataformas e todas as não-portáteis possuem o mesmo roteiro de jogo. No meu caso já tive a oportunidade de jogar para PSP por alguns minutos antes de detestar o jogo e apagá-lo do meu cartão de memória e nas mídias para PC, Wii e PS3.

Os três jogos seguem a mesma história, igualmente nos obrigando a passar por tutoriais espalhados pelo roteiro do jogo e sem nos permitir pular os vídeos que eu já vi quarenta zilhões de vezes desde 2009.

Menu Principal Wii
Que os gráficos do PlayStation 3 são absurdamente melhores que os do Wii, não há dúvidas. Note a diferença entre o menu principal dos dois jogos. A única diferença na imagem é que o lampião no Wii está aceso, mas repare em toda a diferença que um bom gráfico faz na mesma televisão. Para ver com mais detalhes e se maravilhar com as diferenças entre um e outro, segure o Ctrl do seu teclado e clique nas duas fotos. Impressionante, não?



A arte de capa dos jogos é a mesma em todas as plataformas e os discos também são bem similares, nos levando a crer que nada muda no jogo. Mas a questão é exatamente essa: Harry Potter and the Half-Blood Prince foi lançado em 2009, antes do Kinect e do PSMove, então a Nintendo tinha a vantagem de ser a única plataforma que transformava seu joystick numa varinha, igual ao antecessor, Harry Potter and the Order of the Phoenix, quando cada movimento executava um feitiço diferente. E isso muda MUITA coisa!

Jogando no Wii, deixando de lado o quão feia é a qualidade da imagem após sair do PS3, a gente pode começar pelos feitiços, utilizando o Nunchuck e o Wii Remote em movimentos intuitivos, onde basicamente sacudir a "varinha" na direção do oponente já é o bastante para lançar um Estupefaça.

Menu de Acesso Interno PS3
Já no PS3 os feitiços são feitos de acordo com o movimento do L3 e do R3 (aquelas dois controles analógicos na base do joystick, pra quem não sabe). Os movimentos até que também são intuitivos, mas cadê a graça? É muito mais emocionante se sentir parte do jogo, executando os feitiços em seus movimentos do que ficar brincando com uma bolinha como se eu fosse um gato em posse de uma bola de lã.

Menu de Acesso Interno Wii
O que também me enlouquece no PS3, assim como havia sido no PC, é voar. No Wii basta apontar o Wii Remote para o centro das estrelas que temos que passar por dentro e tudo está feito. Conforme movemos o Wii Remote pela tela, o Harry vai voando na direção onde o mandamos, muito diferente do PS3. Voamos da mesma forma que andamos, com o L3. É tão ruim quanto no PC. Bom, eu sempre odiei voar, desde o Jogo da Pedra Filosofal, em qualquer plataforma, então acho que eu sempre vou reclamar dessa parte dos jogos de Harry Potter, o que me leva a crer que essa é a razão do meu favoritismo pela Ordem da Fênix, o único jogo sem essa baboseira de vôo, que nunca foi aprimorada em 8 anos e cinco jogos.

O último detalhe que, embora no PS3 não seja de fato ruim, mas no Wii ainda é muito melhor, é o preparo de poções. No Wii é necessário apontar para a garrafa que queremos, apertar A para selecioná-la, levantá-la e levá-la até o caldeirão, literalmente virar a garrafa de boca para baixo para despejarmos o conteúdo. Já no PS3 temos que ir com a seta até a garrafa, apertar X para levantá-la, andar com ela com L3 e com o R3 despejarmos o conteúdo no caldeirão. Ainda continua divertido, mas um pouco de rabugice nos faz resmungar mais uma vez a favor do Wii sem arrependimentos.

Então ficamos com a eterna dúvida de quem é melhor. Os argumentos dos dois lados são bastante fortes, afinal o gráfico realmente importa. É como se o Wii não fosse desenhado para as televisões mais modernas que já estavam disponíveis à época de seu lançamento e como se a Nintendo propositadamente optasse por não embarcar na luta pelo melhor console, ficando com a glória de dias passados para sustentar seu ego.

Seria ótimo dizer que a Sony comete o mesmo erro, dando assim um pé de igualdade nessa briga, mas a criação do PSMove nos deixa de mãos atadas com a Nintendo. Eu não vejo a hora de comprar o meu para poder finalmente comprar o Book of Spells. Enquanto isso fico, além de outros jogos, já com Harry Potter and the Half-Blood Prince e Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 (primeira vez que eu pude jogar esse, já que meu notebook é uma negação com games e meu jogo pra PC está simplesmente parado na estante desde a compra, em 2011).

Não esqueçam de curtir aqui embaixo e até a próxima!

RTafuri

Blogger fajuto que sempre diz que vai dedicar mais tempo ao site e nunca cumpre o que promete. Está há cinco anos mantendo o site no ar e todo esse tempo sem saber o que o faz falar dele mesmo na terceira pessoa.

Leia Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário