Em Blu-Ray: As Aventuras de Tintim

Capa. Ctrl + Clique para ampliar.

Há muitos anos que a animação deixou de ser uma ferramenta para contar histórias exclusivamente infantis. Seja na TV com seriados clássicos do tipo South Park ou Os Oblongs ou até mesmo no cinema com o clássico Fritz - O Gato, o gênero sempre é recebido com uma mistura de aceitação e dúvida, como foi o caso de Ted ano passado ao confundir alguns políticos menos atentos e decepcionar seus filhos. Entretanto, um filme de animação que não é adequado ao público infantil, mas que não traz nem palavrões ou pessoas deformadas ou sequer orgias e agrada, de fato, qualquer geração é "As Aventuras de Tintim".

Na verdade a princípio é um tanto confuso. É uma animação de um repórter aventureiro que tem um fiel cão fofo a seu lado e é cercado de pessoas atrapalhadas. Tudo isso grita filme infantil. Mas também temos armas e álcool, totalmente compreensível num filme sobre navios, vingança pós-gerações e busca ao tesouro. A censura do filme no Brasil é 10 anos. Creio que se o filme fosse lançado uns quinze anos antes, em 1996, seria indicação livre.

A maior graça de todas quando se trata do primeiro Blockbuster com a história de Tintim é ver a magnífica junção da animação 3D com a captura de interpretação dos atores que fizeram o ótimo trabalho de filmar tudo em 31 dias. Também pudera, quando se trata da junção dos talentos de Steven Spielberg e Peter Jackson dividindo a direção e a produção do primeiro filme da série, o resultado não poderia ser diferente.

Durante grande parte do filme nós realmente nem lembramos que estamos assistindo a um trabalho de pura animação, sendo somente lembrados quando vemos os traços nada realistas, porém extremamente fiéis aos desenhos de Hergé, nos rostos de alguns personagens.

O filme é mais um dos exemplos que estamos vendo recentemente de excelente qualidade de imagem unidos a extras bem completos apresentados num disco só. Na verdade, o que é mais interessante sobre os extras é notar que a considerável lista presente na contracapa pode ser vista como um único grande documentário que navega suavemente entre suas partes, sendo uma mais convidativa que a outra.

Existem algumas curiosidades sobre As Aventuras de Tintim, como ver que existe, no filme todo, apenas uma personagem do sexo feminino e mesmo assim é apenas uma personagem secundária que participa de apenas uma cena. Ou também reparar que o título original do filme sofreu alguns problemas em nosso idioma. Lembrando que Tintin é uma história Belga, escrita originalmente em Francês. Então temos o nome do navio que é o ponto central da história: Licorne, francês para Unicórnio. Contudo, o nome da embarcação foi mantida no original, o que causaria sérios problemas àqueles que não conheciam o universo Tintim ao irem aos cinemas. Desta forma o subtítulo foi abandonado no Brasil. Ironicamente a mesma coisa aconteceu nos próprios Estados Unidos, no lançamento do filme em Home Video. Aparentemente "The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn" é um título grande demais não importa em qual lugar do mundo.

Você pode adquirir seu exemplar em alta definição de As Aventuras de Tintim a partir de R$19,90, é só saber procurar.

Lembre-se de clicar em curtir aqui embaixo!

Até a próxima!

RTafuri

Blogger fajuto que sempre diz que vai dedicar mais tempo ao site e nunca cumpre o que promete. Está há cinco anos mantendo o site no ar e todo esse tempo sem saber o que o faz falar dele mesmo na terceira pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário