Durante essa semana chegaram às lojas o DVD e o Blu-Ray do sétimo e penúltimo filme de Harry Potter. A pré-venda, que havia sido anunciada no carnaval, estava marcada para chegar ao fim na sexta-feira, 15 de abril, mas muitas foram as lojas e locadoras que disponibilizaram o filme mais cedo. Várias características marcaram esse filme, como você verá agora. Prontos?
Arte e Autoração:
Por mais que seja legal para um filme de estrada e ação colocar seus personagens de lado correndo no poster, não dá muito certo querer vender essa imagem na capa do filme quando ele for comercializado. Pela segunda vez na saga Harry Potter um filme foi lançado em Blu-Ray e DVD com uma capa que não era nenhum poster, que havia sido divulgada apenas como capa do filme.
Com o Blu-Ray, o padrão da Warner para contracapas chegou também à série Harry Potter, que conseguiu ter uma arte traseira própria no sexto filme (diferente dos Estados Unidos, por exemplo). Nenhuma foto no verso, pessoalmente eu acho que as contracapas de Blu-Ray ainda são bem malfeitas, pois a listagem de extras nem está completa.
Já no DVD eu achei realmente gracioso esse retângulo vermelho com a espada no topo para descrever os extras, embora também não seja uma lista completa, mas, de qualquer forma, é bem melhor do que o sexto filme, pois desta vez voltamos a ter o Harry voando (ele voa em quase todas as contracapas) e houve espaço o bastante tanto para foto, quanto para crítica, sinopse e descrição de extras.
Uma coisa que eu não consigo compreender na capa do Blu-Ray é a ausência da foto de Harry na lateral. É bem válido que isso vem desde 2007 quando o logotipo era colocado ali para a capa não ser colocada na embalagem errada, pois tanto Blu-Ray quanto HD-DVD tinham as capas nas mesmas dimensões. Mas, se hoje temos apenas Blu-Ray e DVD, e as capas são diferentes, não consigo conceber o motivo de continuarem a colocar aquele logo gigante do Blu-Ray ao invés na foto. Como diz um amigo meu, mesmo com esse logo, alguns ainda confundem e compram o produto errado. Mas continua sendo feio.
Créditos dessa foto: Blu-ray.com
O Blu-Ray traz um panfleto com o código para download da cópia digital do filme que, diferente do anterior, foi dada apenas para aqueles que compram o Blu-Ray, no DVD não vem nada. É simplesmente um estojo preto com dois discos dentro. Não que o Blu-Ray seja muito diferente (além de ser menor e azul), mas pelo menos vem alguma coisa dentro da embalagem.
Os discos do Blu-Ray chocaram a todos (principalmente a mim) quando foram revelados, pois, não apenas eu temia que a tendência da Warner de fazer seus discos em preto e branco alcançasse os filmes de Harry Potter, mas eles nem se deram ao trabalho de colocar uma arte qualquer no disco, além disso. Todo preto, apenas com o logotipo escrito em português no topo da imagem. Nenhuma foto nem nada. Você pode até dizer que fica mais sombrio, fica até legal e tudo mais e, depois de um certo tempo eu até acabei me acostumando com essa falta de arte do Blu-Ray, mas a embalagem é azul, simplesmente não combina. Se a embalagem fosse preta, assim como no DVD, aí, sim, ia ficar o máximo, mas não se pode ter tudo na vida, então é isso que temos.
O Disco 01, que traz o filme com alguns extras, é de camada dupla e, dos seus 50GB de capacidade, 36 foram utilizados. O filme vem com áudio e legenda em Inglês, Português, Espanhol e Francês de Quebec, podendo ser reproduzido (e compreendido) em qualquer país das três Américas.
Nos Estados Unidos, antes que qualquer um queira culpar exclusivamente a Warner Brasil por isso, o disco também é preto e, antes que alguém diga que é mais bonito, pois o nome do filme é metalizado, ele não tem efeito algum. O logo simplesmente não é impresso. É vazado, o que você vê metalizado é o próprio disco embaixo. No Brasil o logo foi impresso nos mesmos padrões da capa do filme.
O Disco 02, que traz o restante dos extras, é um verdadeiro susto, afinal, embora traga todo seu conteúdo em Alta Definição e seja de fato um disco Blu-Ray, ele não somente é de camada simples, como utiliza apenas 4.56GB do espaço disponível. Exatamente, ele é do tamanho de um DVD de camada simples!
E, por falar em DVD, este teve, novamente, certas vantagens em sua arte, como uma arte propriamente dita. O Disco 1 é estampado por um poster promocional, de onde a foto de Harry foi utilizada para fazer a capa do filme. É interessante ver que, nem no DVD quanto no Blu-Ray, eles disseram quem é o Disco 1 e quem é o Disco 2, apenas dizem "O Filme" e "Informações Especiais".
O Disco 01 traz apenas o filme com áudio e legenda em Inglês e Português somente, é de dupla camada e utiliza 5.49GB de sua capacidade total.
Já o Disco 02 é estampado por outro poster de personagem do filme na época em que este estava nos cinemas: Lord Voldemort. Mas algumas coisas na arte desse disco me deixam verdadeiramente curioso.
Se o poster é invertido em relação ao Disco 01 (com o personagem à esquerda e a imagem de fundo à direita), o logotipo do filme não deveria também estar do outro lado? É bem verdade que encaixou bem ali e passa bem a mensagem do filme: enquanto Harry está por aí, Voldemort está cada vez mais perto de tomar conta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Se o Disco 02 do Blu-Ray já era praticamente patético em relação à utilização do disco, o DVD não ficou atrás, utilizando 2.45GB, poderia, também, ser um Mini-DVD. Por um momento eu me diverti imaginando as possibilidades: os fãs comprando o Blu-Ray e, ao abrir, ver que apenas o Disco 01 era do raio azul e o 2, um DVD. Pior ainda seria adquirir o DVD e ver um DVD normal e um Mini-DVD dentro da embalagem. Este momento acabou quando eu imaginei qual seria a minha reação se isso acontecesse.
O DVD pode ter a vantagem sobre o Blu-Ray de ter uma arte nos discos, mas duas coisas são bastante curiosas: a primeira é ver os discos pretos na embalagem azul e os discos azuis na embalagem preta. Eu já troquei aqui só pra ver como ficava e o resultado foi incrível, principalmente do Blu-Ray na embalagem do DVD, que me fez ficar quase que apaixonado pela arte preta dos discos. A segunda é ver que, diferente do Blu-Ray, a qualidade de impressão no DVD é bem inferior, ao ponto do nome do filme ser quase ilegível no Disco 02.
O DVD pode ter a vantagem sobre o Blu-Ray de ter uma arte nos discos, mas duas coisas são bastante curiosas: a primeira é ver os discos pretos na embalagem azul e os discos azuis na embalagem preta. Eu já troquei aqui só pra ver como ficava e o resultado foi incrível, principalmente do Blu-Ray na embalagem do DVD, que me fez ficar quase que apaixonado pela arte preta dos discos. A segunda é ver que, diferente do Blu-Ray, a qualidade de impressão no DVD é bem inferior, ao ponto do nome do filme ser quase ilegível no Disco 02.
A taxa de bits do DVD do filme é relativamente baixa, com uma média de 4.96MB/seg, além de ser bastante inconstante durante todo o filme. Partindo do acordo que TV de Alta Definição e DVD não combinam, o DVD fica muito bonito na TV de tubo, mas várias falhas na qualidade da imagem são vistas quando colocamos o DVD numa TV mais poderosa.
O menu do DVD e do Blu-Ray é feito pelo mesmo vídeo. Para os quatro discos: os dois Blu-Rays e os dois DVDs. Confira uma foto do Menu do Blu-Ray: (créditos Blu-Ray.com)
Confira agora o vídeo do Menu conforme está no Disco 01 do DVD. Eu gosto de como as opções aparecem na tela.
Como o menu do Blu-Ray é feito em Java, este não precisa de outra imagem ou vídeo para as opções, já no DVD, imagens estáticas, no estilo do DVD do sexto filme, são utilizadas nos menus.
Nota para Arte e Autoração:
Extras:
Muitos não pouparam mensagens deseducadas à Warner reclamando do crime que era quem quisesse acessos a todos os extras do filme ter que comprar a versão em Blu-Ray, dizendo que o DVD não tinha extra quase nenhum. É verdade que o Blu-Ray tem mais extras, mas apenas dois. Vamos ver quais são todos eles:
Warner Maximum Movie Mode (exclusivo Blu-Ray)
Como eu já havia dito antes, o MMM é uma evolução dos comentários em áudio do DVD (e também utilizado em alguns Blu-Rays, sem motivo aparente). O do sétimo Harry Potter parece ainda uma evolução do MMM, pois aqui temos Jason Isaacs à porta da Mansão Malfoy com uma tela a seu lado exibindo o filme. Conforma assistimos, vários comentários (não apenas dele, mas também da equipe de produção do filme) ilustram a experiência e a recheiam de informações novas da produção não apenas do sétimo filme, mas de qualquer outro da saga que necessite de uma informação para explicar o que está acontecendo.Focus Points (Blu-Ray e DVD)
Originalmente exclusivo para Blu-Ray, os Focus Points são uma expansão do MMM: alguns featurettes pequenos de uma cena individual. Ao assistir ao filme com os Focus Points, estes aparecem na tela enquanto assistimos ao filme, ou podemos vê-lo em tela cheia. Como o DVD não possui essa tecnologia, os Focus Points estão no Disco 2.Comunidade BD-Live (Exclusivo Blu-Ray conectado à internet)
Reparem que não basta apenas ter o Blu-Ray. Na verdade o BD-Live da Warner é o mesmo para qualquer filme, como uma rede social onde você posta os seus comentários sobre os filmes que acessa e pode ver conteúdos novos de divulgação dos lançamentos da Warner. Só valeu a pena no sexto Harry Potter, quando tivemos o primeiro trailer do último filme.Os Sete Harrys (Blu-Ray e DVD)
5'29": Daniel Radcliffe (Harry Potter) e o resto da equipe nos mostram uma capitulação franca, porém hilária do que foi necessário para acertar o ponto das personalidades de todos os sete Harrys.No Gramado com Rupert, Tom, Oliver e James (Blu-Ray e DVD)
13'38": Rupert Grint (Rony Weasley), junto com seus colegas de cena Tom Felton (Draco Malfoy), James e Oliver Phelps (Fred e Jorge Weasley) vão à famosa mansão Celtic e discutem os dez anos de companheirismo na tela e o que os aguarda à frente.A Competição de Corrida de Daniel, Rupert e Emma (Blu-Ray e DVD)
2'45": Com comentário do Diretor David Yates, testemunhe o espírito competitivo enquanto filmavam a cena de fuga dos sequestradores na Floresta Swinley.Godric's Hollow/A Batalha de Harry e Nagini (Blu-Ray e DVD)
6'00": Os bastidores da cena de mais suspense do filme.O Lago Congelado (Blu-Ray e DVD)
4'10": A equipe mostra a produção da cena do retorno de Rony.Prévia de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (exclusivo Blu-Ray)
4'24": Uma prévia que mistura vários cortes já exibidos anteriormente do último filme da saga, junto com o diálogo entre Harry e Olivaras, que abre o filme.Cenas Adicionais (Blu-Ray e DVD)
10'54": Algumas eu nunca perdoarei Yates por ter removido do filme, como "A Casa dos Dursley" e "Tenda", pois deixariam o filme muito mais parecido com o livro (a cena "Tenda" conserta o grande erro do sexto filme de dizer que as Horcruxes de Voldemort podem ser qualquer objeto), já algumas outras, como "Caça ao Coelho na Floresta" realmente não fizeram a menor falta ao filme."Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte Um": Por Trás da Trilha Sonora (Blu-Ray e DVD)
3'51": Veja como foi a vinda do compositor francês Alexandre Desplat para a trilha sonora de Harry Potter e descubra como o estilo dele influenciou o filme.O Mundo de Magia de Harry Potter - Trailer Promocional (Blu-Ray e DVD)
6'25": Una-se ao elenco na grande inauguração do Parque no Universal Orlando Resort na Flórida.Nota para Extras:
Considerações Finais:
Finalmente David Yates nos mostrou que sabe terminar um filme tão bem como sabe começar. Falta de arte e compromisso do consumidor ao vender um Blu-Ray que poderia muito bem ser simples e ter todo o conteúdo do duplo em alta definição e nos cobrar um preço absurdo por isso já é marca da Warner no Brasil, mas deixando de lado todas as opiniões divergentes sobre a qualidade das embalagens, o conteúdo tanto do Blu-Ray quanto do DVD é muito bom. Os extras cumprem a promessa de nos fazer sentir como se fizéssemos parte da produção do filme, pois desta vez vemos detalhes até da vida pessoal dos atores, como é o maior extra do combo. O filme em Blu-Ray é apresentado numa qualidade imbatível e realmente vale a pena ter na coleção. Para quem não comprou o DVD, fica a dica que, nas Lojas Americanas, você leva uma cartela de tatuagens com o logo do filme, o símbolo das Relíquias da Morte, do Ministério da Magia, a Marca Negra e uma estampa que diz "These are Dark Times" (são tempos de trevas) e, quem realmente quiser muito comprar um box faltando a segunda metade do último filme, também nas Lojas Americanas, você ganha uma camiseta verde com o símbolo das Relíquias da Morte. Contudo, em loja nenhuma, o DVD (nem o Blu-Ray) é acompanhado por luva, como eu já havia dito desde o início, aquela luva tinha erros demais em sua arte para ser um produto final.
Nota para o conjunto da obra:
Vou ter q ver ainda o dvd e o BD para dar minha opinião. O menu pelo menos ficou bem bonito.
ResponderExcluirQue bom que gostou, Anderson! É bonito mesmo, pena que é o mesmo pros quatro discos.
ResponderExcluirEu gostei, nossa, eu quero muito comprar o combo pack bluray, na Amazon, adorei a capa metalizada! Como faço pra comprar, fica muito caro, com impostos e fretes, precisa d algum cartão diferente?
ResponderExcluirA warner está enrolando o consumidor: Coloca 2 discos de Blu-ray, sendo que poderia ter todos os extras num disco só. A mesma coisa acontece com o blu-ray de A Origem.
ResponderExcluirOutra coisa, tenho plena certeza que a Warner está "guardando" extras para relançar os filmes com mais material bônus, exemplo disso são as edições definitivas. Aposto que quando terminar os lançamentos das edições definitivas, virá edições melhores ainda.
Isso sempre - o problema é: se a Warner coloca todos os extras num disco só, vem logo um motim dizendo que é simples ao invés de ser duplo. Precisar ser duplo é coisa de DVD. No Blu-Ray cabe tudo perfeitamente. E é lógico que eles guardam material - ou você acha que em 2021 não vai ter um "Harry Potter e a Pedra Filosofal - Edição de 20º Aniversário"???
ResponderExcluirHarry Potter é o máximo.
ResponderExcluirAmo Harry Potter,muito, bem q eles podiam ter colocad o trailer da parte 2 no dvd e bluray neh, a dona Warner cmo sempre demorando pra divulgar algo! =/
ResponderExcluirO Blu-Ray tem uma prévia que é uma mistura de trailer, cena de abertura entrevista ;)
ResponderExcluirSim, eu vi... Mas com cenas q naum eram nda ineditas, claro te a cena inicial e tals, mas keria um trailer d 2 minutos novo e tal, mas gostei muito dessa previa tbm! =)
ResponderExcluiroi você já fez o post sobre o blu-ray e o dvd de "harry potter e as reliquias da morte-parte 2"..dissecando...?????
ResponderExcluirUau, eu não sabia que o DVD da parte 1 vinha com arte!
ResponderExcluirPorque nos da parte 2, eu quase que atiro pela janela ao ver dois discos totalmente pretos. Nunca me decepcionei tanto.