Dissecado da Coleção v6.0: Celine Dion

Começa mais um dissecado da coleção. Dessa vez, atendendo a pedidos, vamos olhar com carinho para a coleção musical de Celine Dion.

Com uma carreira de mais de três décadas e um sucesso muito bem consolidado no Canadá antes que sua carreira se tornasse mundial, a discografia de Celine é divida em duas partes: a canadense e a "oficial". E é para a discografia "oficial" que vamos olhar, os álbuns lançados mundialmente pela Sony Music a partir de 1987, com o "primeiro" álbum, Incognito.

Pouco mais de cinco anos separam este álbum do verdadeiro álbum de estreia de Celine, "La Voix du Bon Dieu". Se considerarmos todos os álbuns lançados nesse tempo, Incognito passa a ser o décimo primeiro da lista, mas não faremos isso. Contamos aqui Incognito como número 1.

Ctrl+Clique em todas as fotos para ampliar.

O álbum não é nada grande, com apenas oito faixas. É bem claro que ele foi feito para o modelo em vinil, com cada lado contendo quatro canções. Fazemos a mesma jornada duas vezes: começamos com uma música bem agitada e vamos acalmando os ânimos até o lado que estamos ouvindo acabar. Também vemos em outros relançamentos do álbum a substituição de faixa ou outra do lado B por um single de sucesso "Ne Partez Pas Sans Moi", mantendo o álbum sempre com oito músicas.


Incognito dura apenas 37'08", um tempo relativamente pequeno (levando em conta que um CD de áudio, tecnologia já amplamente disponível à época, tem o dobro da capacidade), mas já traz o poder da voz de Celine desde nova. Ao ouvir as músicas do álbum a princípio pensamos "é a mesma voz dela de sempre", e é isso que merece atenção. Estamos falando aqui de uma artista de 19 anos com 7 de carreira, sempre com o mesmo poder vocal.


A promoção do álbum foi muito interessante: um programa chamado "Emission Incognito" onde Celine cantou as oito músicas de seu álbum e, dali, tirou os clipes oficiais de suas músicas. O que não é muito legal é somente a arte gráfica, que segue o padrão da época de não usar a arte traseira original e colocar apenas um retângulo colorido com o nome do álbum em fontes padrão. O mesmo se diz da arte do disco.

A mancha veio no meu CD, ainda bem que não atrapalha a reprodução.
Você pode assistir ao especial em francês (vale pelos clipes e pra conhecer as músicas desse álbum incrível!) aqui. O upload não é meu.

Aqui fica a primeira parte do Dissecado da Coleção da Celine Dion, que será feito exclusivamente aqui no blog, sem vídeos (somente os videoclipes das músicas de cada álbum). Para ficar mais organizado, eu vou colocar aqui um índice, que, conforme novas postagens forem surgindo, os links poderão permitir a leitura de todo o dissecado sem precisar realizar busca! Os dissecados do álbum D'elles (2007) e do registro da turnê Taking Chances já foram realizados e não serão refeitos. O link no índice já está correto. O dissecado do álbum Sans Attendre foi postado somente no nosso canal do YouTube, portanto o post será escrito à época. O link para o vídeo está no índice abaixo.

1987: Incognito
1989: Unison
1991: Dion Chante Plamondon
1992: Celine Dion
1993: The Colour of My Love
1994: À L'Olympia
1995: The French Album
1995: The Colour of My Love Concert
1996: Falling into You
1996: Live à Paris (CD e DVD)
1997: Let's Talk about Love
1998: S'il Suffisait D'aimer
1998: These Are Special Times
1999: Au Coeur du Stade (CD e DVD)
1999: All the Way... A Decade of Song (CD e DVD)
2000: The Collector's Series Volume One
2002: A New Day Has Come
2003: One Heart
2003: 1 Fille & 4 Types
2004: A New Day... Live in Las Vegas
2004: Miracle - A Celebration of New Life
2005: On Ne Change Pas (CD e DVD)
2007: D'elles
2007: Taking Chances
2007: A New Day... Live in Las Vegas (Blu-Ray e DVD)
2008: Live à Quebec
2008: My Love - Essential e Ultimate Collections (Seleção Essencial - Brasil - 2012)
2010: Taking Chances World Tour, Tournée Mondiale Taking Chances e Celine Through the Eyes of the World
2012: Sans Attendre

Contando corretamente, teremos um total de 29 postagens da coleção, fechando a 30ª com o álbum novo em inglês que será lançado em breve, Loved Me Back to Life. Não percam!

RTafuri

Blogger fajuto que sempre diz que vai dedicar mais tempo ao site e nunca cumpre o que promete. Está há cinco anos mantendo o site no ar e todo esse tempo sem saber o que o faz falar dele mesmo na terceira pessoa.

Um comentário:

  1. Muito interessante! Uma pena ter parado tal dissecado... :c Ficaria muito grato se retomasse! :D

    ResponderExcluir