Análise de Logotipo v1.0

A parte mais importante de uma empresa ou produto é a sua identidade visual e já é há muito aceito que um bom logotipo gruda na cabeça das pessoas, sendo reconhecido por pessoas que nem ao menos saibam ler e resistindo às mudanças de mercado e tendências do design que acabam por infligir alterações. Em homenagem ao maior público recente do Blurrei e, como é de praxe começar uma categoria assim, vamos olhar com atenção os tantos logotipos "iguais" de Harry Potter.

Muitos perguntaram o motivo do logotipo não ter sido inserido no Top-10 dos Melhores Logotipos de Filme e a resposta é bem simples: eles são apresentados com sérias mudanças a cada filme e todos eles (e cada um individualmente) diferem do logotipo original apresentado nas capas dos livros nos Estados Unidos (o que não vai muito de acordo com a questão de respeitar a identidade visual e unidade do logotipo).

Entendam uma coisa importante antes de continuarmos: É bem difícil uma adaptação manter fidelidade a um logotipo que nem sequer é usado integralmente em sua forma original. Vários são os países que nunca colocaram o logotipo de Harry Potter em suas capas, inclusive a Inglaterra, o país de origem da história.

Para quem não sabe, o primeiro livro de Harry Potter, publicado primeiro na Inglaterra em 1997, chegou ao mercado Norte-Americano apenas em 1998 e somente em 1999 a Warner Bros. Pictures comprou os direitos da saga, transformando finalmente a ilustração do nome de Harry na capa dos livros Norte-Americanos em logotipo.

Se você acha que cada logotipo de Harry Potter é igual um ao outro, reconhecendo apenas que eles mudam de cor, observe isso:


Na frente está o logotipo do livro. Para fins de comparação todos eles possuem um ponto em comum do mesmo tamanho, o que nos permite comprovar que cada um deles é desenhado quase que de formas diferentes. Vamos olhá-los individualmente? Clique em "Continuar Lendo!" e vamos lá!


Antes de começarmos vamos à legenda das cores usadas para demarcar os limites de cada logotipo:

Alguma dúvida nas cores? Espero que não. Vamos começar, então.
O primeiro logotipo é o original, desenhado por Mary GrandPré em 1998 para aparecer na capa do primeiro livro da série nos Estados Unidos. Ele encaixava perfeitamente no desenho da capa, que trazia um arco com o subtítulo logo abaixo. O espaço era tão pouco que as palavras "and the" (e a) vinham em cima do arco, uma de cada lado do raio da letra "P". Ele é um pouco torto, sendo o nome "Harry" mais pra cima que o "Potter". Ao ser recortado da imagem de fundo, várias imperfeições aparecem, talvez causadas pela impressão ou pela máquina de relevo. O centro dele era exatamente colado à letra "P". Para quem nunca reparou, a letra "a" não é fechada e o primeiro "t" é um pouco tombado para a direita, enquanto o segundo, com a perna maior, é reto. Este logo não é fruto de fonte nenhuma, embora várias fontes de qualidade duvidosa foram feitas inspiradas nestas letras.

Para a divulgação do primeiro filme, colocar o logotipo dourado (como em sua primeira aparição em 1998) não era o bastante. O logotipo precisava aparentar ser feito de ouro e, por isso, ganhamos esse efeito único de ouro derretido por cima das letras. As ferramentas de Chanfro e Entalhe (Bevel and Emboss) do Photoshop foram aplicadas com pouca profundidade, causando o efeito apenas nas pontas. O logotipo ficou mais reto e a ênfase caiu toda sobre o nome do protagonista, deixando o subtítulo escrito embaixo do nome "Potter", com o fim do raio beirando a primeira palavra, deixando a segunda, na segunda linha, suspensa. A maior diferença deste logotipo para o original é este ser mais estreito. Repare nas linhas de limite.

Para o segundo filme o Chanfro e Entalho foram utilizados por completo, dividindo cada letra ao meio com a luminozidade. O logotipo ficou um pouco mais baixo, mas ainda mais alto que o do livro. E é ainda mais estreito que o do primeiro filme. A distância da letra "H" ao ponto mais baixo do logotipo aumentou, embora o raio ainda seja pequeno e acompanhe, mais uma vez, até a primeira linha do subtítulo. Os outros traços ainda são bastante semelhantes ao original.

Como sempre na história dos filmes de Harry Potter, o terceiro filme é um divisor de águas gigantesco, e o logotipo não poderia ficar de fora. A priori praterado (a maior mudança em relação aos outros) o logitpo ficou dourado para o lançamento do DVD, como você conferiu aqui. O logotipo todo ficou muito mais alto e as duas letras que mais sofreram alterações foram o "y" e o "P".  O "y" teve sua parte inferior bastante prolongada, apoiando, agora as duas letras "r", a primeira também, a propósito, foi bem mais aproximada do "a", que teve sua parte inferior direita mais encorpada. O "P" perdeu o seu topo que apontava pra cima, sendo a partir de agora achatado no topo e com uma pequena serifa para a esquerda. A parte do raio foi consideravelmente prolongada, amparando todo o subtítulo, não mais a primeira linha somente. Fica claro, a partir daqui, que ele é o ponto chave do logotipo. Por conta do aumento tão considerável, o nome "Harry" ficou bem distante do ponto mais baixo do logotipo. Também é válido reparar que ele é mais largo também do que os outros, mais ainda do que o logotipo original do livro.

Muitos foram os que acharam que, pela primeira vez o logotipo não mudara do terceiro filme para o quarto, mas algumas leves alterações são notadas quando olhamos as dimensões (o resto do desenho continua realmente intacto). Ele é um pouquinho só mais curto, mas comporta o subtítulo perfeitamente amparado ao raio, principalmente no poster dos Estados Unidos, assim como nas capas dos DVDs, onde o subtítulo é inteiro escrito numa única linha. Ele também é mais estreito do que o logotipo do terceiro longa.

O quinto filme não marcou apenas a alteração da fonte do subtítulo, mas também nos apresentou um logo que não era nem de ouro ou prata, mas de latão. Ele é o mais elegante de todos os logotipos, com traços muito mais retos, inclusive a serifan inferior do último "r", que é aqui reta. As letras ficaram um pouco mais afastadas, embora este seja o logo mais alto de todos e consideravelmente mais estreito que os logotipos dos filmes três e quatro. A raio do "P" deveria ser o suficiente para também amparar as duas linhas do subtítulo, mas o pequeno tamanho com o que o nome principal foi apresentado nas capas de DVD e Blu-Ray, o "e a Ordem da Fênix" teve que ser ampliado. Porém, nos cartazes para cinema, a função do raio prolongado é cumprida com sucesso.

O sexto filme mudava a cor do logotipo de acordo com cada uso de sua aparição, podendo ficar desta cor ou até mesmo azul ou cinza. Ser o segundo mais estreito dos logos e ligeiramente mais curto que os novos faz com que ele ocupe um espaço horizontal muito maior na capa do filme para poder ficar na mesma altura dos anteriores, parecendo resolver o problema que o anterior havia apresentado de ser muito pequeno devido a seu próprio estilo. Os danos nas duas iniciais são característicos do logotipo de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", assim como o uso dele em dimensões estranhas, como estar tão grande no poster de cinema que só conseguimos ver uma ponta do "H", um pequeno pedaço do "a", uma ponta do segundo "r", metade do "y". No segundo nome apenas a pontinha do primeiro "t" aparece, omitindo as últimas três letras. Na junção de "Po", as duas pontas do "P" estão omitidas. A única letra que aparece por inteiro é o "o". Outro uso estranho do logotipo foi colocar ele na diagonal nos pôsteres e na capa do Blu-Ray, levando a crer que eles acham que o público não mais necessita olhar para o logotipo "Harry Potter", sendo um ápice perigoso da massificação do logotipo.

Mais um que mudou de cor várias vezes, chegando, na verdade, a nunca ser comercializado neste tom de azul a não ser no videogame. O que eu acho realmente interessante é ver o esforço da Warner em deixar bem claro que não temos oito filmes de Harry Potter, apenas sete e o sétimo é tão grande que é apresentado em duas partes. Pela primeira vez (até agora) não ocorreu nenhuma mudança no desenho do logotipo do filme entres as partes um e dois e o fato da Warner saber que o logotipo precisa ser mais largo para ocupar mais a capa do Blu-Ray (o quinto realmente é um erro) faz com que este seja o logotipo mais estreito de todos os já desenhados e é, definitivamente, o mais curto dos logotipos desde o filme três. O Chanfro e Entalho aqui são bem exagerados, em alguns pontos até realizados duas vezes, mas também realizaram um efeito muito bom para o filme.



A Warner quis um feito único com essas alterações e a comunidade de designers e/ou geeks ainda não se expandiu a ponto de garantir o sucesso dessa vontade. Não é apenas reconhecer que se trata de Harry Potter. É olhar para qualquer logotipo solto (sem subtítulo) e saber exatamente de qual filme ele é. Não é massificar uma marca, mas sete. Quase como Horcruxes. Só espero que não aparece ninguém querendo destruí-las.



Fiquem ligados no Blurrei para muito mais!
Inscrevam-se no nosso RSS Feed e sigam nosso Twitter!

Até a próxima!

.

RTafuri

Blogger fajuto que sempre diz que vai dedicar mais tempo ao site e nunca cumpre o que promete. Está há cinco anos mantendo o site no ar e todo esse tempo sem saber o que o faz falar dele mesmo na terceira pessoa.

5 comentários:

  1. Adorei o post. Como sempre, só vc com seu olho clínico pra perceber tantas diferenças. :-)

    ResponderExcluir
  2. É realmente incrível como você nota tanto as coisas.
    Pra mim, as únicas diferenças foram mudar de dourado para prata, do segundo pro terceiro, e a mudança da fonte do subtítulo...

    ResponderExcluir
  3. O meu favorito é o do Enigma do Príncipe porque parece escamado. O de Relíquias da Morte Parte 1 em DVD ficou horrível, parece uma xerox. O enferrujado é bem mais bonito.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post !
    Acho esses logotipos de Harry Potter muito lindo !
    O enferrujado é muito maneiro, para dar aquele ar sombrio

    ResponderExcluir
  5. Depois de algumas análises, acho que o quinto é o mais bonito da série. O terceiro é o mais artificial. O sétimo deveria ser diferente na segunda parte. No DVD, ele deveria aparecer mais azulado como nos pôsteres.

    ResponderExcluir