Quando o Blu-Ray chegou ao mercado muita coisa mudou: o consumo de TVs de alta definição aumentou, o preço de DVDs chegou a níveis antes inimagináveis e os designers se depararam com um desafio interessante: muito mais informação para menos espaço de impressão. A capa ficou mais quadrada, se distanciando cada vez mais do molde do pôster de cinema e nem todos foram bem sucedidos em fazer a adaptação. Alguns filmes ganham artes totalmente diferentes para DVD e Blu-Ray, mas isso não acontece com todos e nem sempre o resultado da capa do Blu-Ray é agradável. Prontos para vermos as dez piores capas de Blu-Ray? Vamos lá!
10 - 17 Outra Vez
O pôster até que era legal e a simplicidade da capa pode até ser considerada um charme, mas o aproveitamento de espaço foi péssimo. Passa a impressão de que está uma coisa pra cada lado e nada se junta. E mais: essa página levantada no canto, com o verso azul brilhante e a página seguinte vermelha não é legal. Principalmente por focar toda a atenção da arte nos "mais de 30 minutos de extras com ZAC!"
09 - Os Goonies
É até legalzinha, mas não d'a pra deixar de notar que as partes de cima e de baixo foram cortadas para encaixar no formato e, acima de tudo, que o Gordo mais parece a Bonnie de Toy Story 3 do que qualquer outra coisa.
08 - Feitiço do Tempo
O cara no relógio até é uma boa sacada, mas nada que você diga vai me fazer acreditar que a mão que segura o relógio e a que aponta pra ele são do Bill Murray.
A cara TOTALMENTE Photoshopada dos dois também é de dar medo.
E, se fonte que você usa não possui acentuação gráfica, não a use. Não é nada legal ver um acento agudo se passar por cedilha.
07 - Zona Verde
Fugir do clichê e não fazer uma capa verde foi realmente louvável, mas ver o Matt Damon de mochila nas costas, com cara de fugitivo, o nome "Bourne" escrito três vezes na capa e também ver toda a propaganda do filme ser feita em cima do diretor e ator dos filmes Bourne só me faz achar que saiu o 4º filme da série e ninguém me falou nada.
Outra coisa muito importante: eu já estou realmente ficando farto desse péssimo uso do pôster de um filme. Usar um screencap pra fazer o pôster já é bem ruim, mutilá-lo pra fazer a capa do Home Video é pior ainda.
06 - Sex and the City 2
A capa americana também é medonha, mas essa coisa que mais parece um azulejo de banheiro dos anos 20 não dá. Simplesmente não dá. Eu sei que ter uma capa desenhada pelo Christian Lacroix num filme que gira em torno da moda é algo fantástico, mas não é tudo que um estilista desenha que a gente usa. Uma gafe da Warner Brasil foi adicionar "O Filme" na capa no Brasil.
Um detalhe muito legal, contudo: essa capa é só pra luva e essa tarja de Blu-Ray é a primeira que eu vejo que é exatamente do tamanho da tarja azul da embalagem plástica de dentro. Quando olhamos de lado vemos que as duas acabam juntas. Olhem aqui a capa dentro da luva.
05 - Crash: No Limite
Vamos à matemática básica:
(Cabeças Flutuantes) + (Fundo Indefinido de duas cores) x (Péssimo uso do Photoshop pra colocar a cena de dificuldade extrema do filme) x (Criança brincando com a borracha do Photoshop pra fazer a transição entre os elementos da capa) = Pesadelos por um mês.
Alguém viu a Alice?
03 - O Imbatível III: A Redenção
Alguém me diz onde estão os pés do meu tio ali em cima.
O nome do filme nesse estilo "Disney mostra que filme infantil também é gangsta" não foi nada legal.
Eu sei que escolher as fotos que vão montar o pôster é uma tarefa bem difícil, mas colocar quatro posteres de personagens em quadradinhos é crueldade. Pior ainda é querer deixar a tarja preta gigante no topo pra colocar o nome do filme.
Eles nem se deram ao trabalho de usar um pincel ou algo do gênero pra disfarçar a transição entre cada pôster. É realmente patético.
Vamos começar com o que tem de bom: pelo menos o rosto deles aparece nesse pôster. E isso é o que traz o de ruim na capa. Parece que o rosto dos atores é o mais irrelevante em toda a arte. Colocaram DUAS tarjas, uma pra dizer que é um combo e outra pra Versão Estendida. Seria muito difícil colocar "Versão Estendida - Blu-Ray + DVD"? O nome deles é gigantesco, assim como o nome do filme (ainda colocaram as palavras em desproporção à fonte). É simplesmente muito feia. A quantidade de informação amontoada é agressiva aos olhos.
Menções horrorosas:
Todas as capas que são azuis só por serem Blu-Ray.
Fiquem ligados no Blurrei.com para muito mais em Blu-Ray, CD, DVD e Livros!
Sigam o Blurrei.com no Twitter e no RSS Feed.
Até a próxima!
Lembro que eu, ainda pré-adolescente, pensei a mesma coisa quando fui comprar meu DVD de Matriz Revolutions. Tanto pôster foda e fizeram ISSO com a capa! Eu gosto da capa dos Goonies, é legalzinha. Sex and the City REALMENTE parece um azuleijo de banheiro da casa da vovó. Alice eu nem comento. O filme girou todo seu marketing ao redor do chapeleiro. Era mais fácil botar o Johnny pra interpretar a Alice! ¬¬
ResponderExcluir